A educação é a única forma de combater a desigualdade, afirma Felipe Rigoni em Vitória (ES)

Vitória (ES) – Pela primeira vez, a Frente Parlamentar Mista da Educação deixou Brasília e, em Vitória (ES), debateu a gestão e o financiamento da educação especial. A audiência pública foi liderada pelo deputado Felipe Rigoni (PSB/ ES), coordenador do tema na Frente. Especialistas capixabas debateram os modelos no evento “Educação para todos: o desafio da inclusão”.

“Vivemos em um país de muitas desigualdades e a única forma de combatê-las é a educação”, destacou Felipe. O deputado lembrou que o tema foi debatido na primeira audiência da Frente fora da capital federal. “Agora, e cada vez mais, vamos ter eventos sobre a educação em todo o país. Isso vai nos ajudar a aproveitar ideias e estratégias de todos os lugares”.

O primeiro painel contou com a participação do professor da Universidade Federal do Espírito Santo, Douglas Ferrari, pelo defensor público Hugo Matias, a assistente social Adriana Freire e a pedagoga Chyntia Mascena. “O nosso desafio, hoje, é buscarmos investimentos para que se aposte nas possibilidades das pessoas com deficiência. Não mais naquela visão de trabalhar com as limitações”, afirmou Chyntia.

No painel dois, Marileide França, também da UFES, e Sumika Soares, doutora em Educação, trataram da gestão e do financiamento da educação especial. Ambas destacaram a importância de um reforço ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Para Samika, “É preciso de recursos para a manutenção do investimento atual e para mais avanços”.