Aula inaugural de formação em educação para assessores legislativos

Programa de formação vai oferecer encontros semanais voltados para debate e aprofundamento de temas centrais da educação para assessores dos parlamentares da Frente Parlamentar Mista da Educação.

A aula inaugural, realizada na Casa da Educação nesta sexta (13), pelo professor Alexsandro Santos, doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP), apresentou um panorama de indicadores, propondo agendas importantes para transformar a educação brasileira e fortalecer os avanços já alcançados. 

Alexsandro, que também é diretor-presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, apontou os gargalos para uma educação de qualidade e igualitária, e destacou pontos como o Fundeb e o Sistema Nacional de Educação. 

“Apesar dos avanços, os passivos das desigualdades na educação não foram superados. Nesse contexto, o Poder Legislativo é um protagonista no processo de transformação e espelho das demandas da sociedade”, afirmou. 

“A educação brasileira ganha muito se os nossos deputados e senadores estiverem afiados do ponto de vista de quais são os desafios prioritários, quais sãos as principais alternativas para enfrentar nossos problemas e que possam conseguir fazer política pública, a partir do Poder Legislativo”, acrescentou. 

Para ele, as equipes de assessoria precisam estar preparadas para dar o suporte teórico, técnico, metodológico e político para que os parlamentares possam de fato exercer o seu papel na defesa dessa pauta. 

Marina Rosa, assessora legislativa da deputada Luísa Canziani (PTB-PR), da Comissão de Arranjos Federativos de Educação da Frente, viu a aula como uma oportunidade de aprofundar seu conhecimento e melhorar a atuação na área. “É um tema muito complexo e cheio de faces diferentes. Do ponto de vista da produção legislativa, da fiscalização e do aconselhamento do Poder Executivo nas três esferas de governo, acredito que o Programa vai impulsionar bastante em qualidade as contribuições que podemos dar”, opinou.

O professor Alexsandro acrescentou ainda que o caminho para melhorar com velocidade a educação para todos precisa passar pela diminuição das desigualdades, ampliação de recursos, melhoria da gestão, condições adequadas para docentes, política eficiente de alfabetização, impactando na interface entre técnica e política. 

Nesse sentido, a atuação da Frente foi elogiada pelo presidente da Escola do Parlamento (SP). “Uma Frente Parlamentar de Educação dá esse sinal, que educação é importante, é prioritária, é uma agenda de Estado, e uma agenda para o futuro do país. É muito importante que essa frente siga forte e alcance os objetivos na melhoria da regulação e formulação legislativa de políticas educacionais para o brasil”, finalizou.

Os próximos encontros de formação pretendem aprofundar os conhecimentos sobre financiamento, Sistema Nacional de Educação e regimes de colaboração, temas que ganharam destaque na Câmara durante as últimas semanas através do ciclo de debates realizado semanalmente.