Câmara dos deputados promove debate sobre políticas educacionais

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) promove nova discussão nesta terça-feira (3) sobre cidades inteligentes. Desta vez, o grupo que estuda o tema vai analisar os desafios para o desenvolvimento de uma sociedade inovadora e altamente qualificada, com destaque para as políticas públicas na área de educação.

Na ocasião deverão ser apresentados casos de sucesso e insucesso de programas e políticas educacionais relacionadas a inovação, tecnologia e ensino de novas competências e de habilidades socioemocionais a alunos, professores e cidadãos em geral.

Debatedores

Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares, entre outros:

– um representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC) para falar sobre o Programa Novos Caminhos. A iniciativa pretende elevar em 80% o total de matrículas em cursos técnicos e em cursos de qualificação profissional até o final de 2023.

– um representante da Secretaria de Políticas Públicas para o Emprego do Ministério da Economia para falar sobre o programa Mais TI. A plataforma digital Brasil mais TI oferece cursos gratuitos, a distância, de capacitação em tecnologia da informação.

– representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; da Fundação Getúlio Vargas; da Confederação Nacional da Indústria; e do Instituto Ayrton Senna.

Resumo dos debates

Ao final dos trabalhos o grupo de estudo irá publicar uma compilação dos debates realizados para servir uma referência para a administração municipal. A intenção é romper barreiras, como fomento aos atores, compartilhamento de experiências, construção de legislações adequadas, entre outros.

O Grupo de Trabalho de Cidades Inteligentes tem quatro relatores: deputados Francisco Jr (PSD-GO), Haroldo Cathedral (PSD-RR), Angela Amin (PP-SC) e Eduardo Braide (PMN-MA).

A reunião está marcada para as 10 horas, na sala de reuniões da Mesa.

Fonte: Agência Câmara