Comissão de Educação entrega prêmio Darcy Ribeiro

O prêmio Darcy Ribeiro 2019 foi entregue pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (29), a pessoas e entidades que se destacaram na busca de um ensino de qualidade no Brasil. Os vencedores foram escolhidos pelos integrantes da Comissão de Educação, a partir da indicação dos parlamentares.

Um dos homenageados, o professor Jayse Antônio Ferreira coleciona prêmios. Bacharel em educação artística e pós-graduado em psicopedagogia, ele foi escolhido como um dos 50 melhores professores do mundo pelo Global Teacher Prize, considerado o Prêmio Nobel da Educação.

Para Jayse, o prêmio Darcy Ribeiro representa os professores que batalham pela melhoria da educação.

“A educação pública pode surgir em qualquer local, independente das condições financeiras, de quem são. A educação muda vidas! Eu sou fruto dela e estou muito orgulhoso de estar aqui representando.”

O deputado Túlio Gadêlha (PDT-PE) foi quem apresentou a candidatura do professor Jayse.

“O professor Jayse Ferreira, muito por seu exemplo de história de vida, de superação e também pela forma de conduzir suas aulas, sua atividade quanto educador, isso o levou ao patamar de um dos melhores professores do mundo.”

O Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) também foi uma das instituições homenageadas nesta edição do prêmio Darcy Ribeiro. Representante do fórum – que reúne mais de 35 entidades em apoio à educação -, a professora Adércia Hostin considera que o prêmio retrata a luta de trabalhadores e estudantes que buscam, por meio da educação, alcançar lugares de importância.

“Só através da educação é que nós podemos realmente resgatar e constituir a soberania do nosso país. Destruir o projeto educacional do país também é um projeto, já diria Darcy Ribeiro. Então, essa retomada de perspectiva pela via da educação é emancipadora e libertadora. ”

Fundada há mais de 30 anos, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), associação civil sem fins lucrativos, também foi vencedora desta edição do prêmio Darcy Ribeiro.

Fonte: Agência Câmara