9 dicas para apoiar a aprendizagem dos estudantes em casa

Quem não está passando perrengues para levar a educação dos filhos adiante? Com as crianças e jovens em casa, por conta da pandemia causada pelo Covid-19, muitas vezes os pais e responsáveis ficam sem saber como coordenar os estudos, as tarefas e, inclusive, o tempo ocioso. Por isso, trouxemos material do @todos feito pelas especialistas Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação; e Roberta e Taís Bento, educadoras e fundadoras da SOS Educação que prepararam 9 dicas para os responsáveis não se sintam perdidos com essa nova função; 

 

1 – Mantenha o seus estudos em dia! 

Além de ter segurança na hora de ajudar o estudante, mantém você com vínculo ativo com os estudos.

 

2- Pais não são educadores profissionais

Os pais ou responsáveis não têm que assumir o papel dos professores! Caso haja alguma dúvida de uma tarefa, estimule a criança ou o jovem a contatar o professor, e conversar com os colegas de classe.

 

3- Mantenha as rotinas

Estabeleça uma rotina em casa! Isso é essencial para o bem-estar e a saúde mental de todos. Mantenha os horários e as rotinas, tanto da hora de ir para a cama, da hora de brincar, sentar e estudar.

 

4 – Converse com os professores para que tarefas sejam acessíveis para realizá-las em casa

O Ensino Infantil é um dos mais importantes para o desenvolvimento da criança, pois marca sua relação com a aprendizagem pelo resto da vida.

As escolas devem enviar atividades acessíveis para que os responsáveis consigam auxiliá-las em casa.

 

5- A pré-alfabetização é importante sim! 

O início do Ensino Fundamental são os anos essenciais e mais marcantes da educação. Utilize letras e números do dia a dia para fazer questões com as crianças, estimule-as a escreverem a lista de compras do mercado, fazer juntos receitas culinárias e, claro, estimular a leitura para e com as crianças. E principalmente, não gere muitas cobranças aos pequenos.

 

6 – Informe ao educador as dificuldades que teve com o estudante em casa

Na volta às aulas, é importante que a escola desenvolva o papel inicial de acolhimento e, nesse momento, a participação dos pais é importante. Para atualizá-los de como foi o andamento da aprendizagem em casa. Assim, os professores podem criar as ações de acordo com cada estudante, diante da vivência que cada família teve ao longo da pandemia.

7 –  Regule o uso de eletrônicos

O ideal é não passar mais de meia hora consecutiva em frente à tela (celular, computador ou TV). Por isso é importante estabelecer uma rotina que reforce e distribua outras atividades no dia a dia das crianças. Assim, o tempo disponível que restará para as telas não será prejudicial.

 

8 – Evite cobranças excessivas com os estudantes

Se os adultos estão desgastados neste período ímpar da história recente, os alunos também estão cansados e menos motivados. Por isso, é preciso ter muito cuidado com comentários pejorativos ou negativos contra os professores e tratar desavenças com a escola longe das crianças. E evite cobranças excessivas, estamos todos passando por um período de dificuldade e readaptações, é tudo novo para todo mundo!

 

9 – Divida o tempo entre estudo e descanso 

Os pais ou responsáveis podem usar um cronômetro ou marcar no relógio para que, a cada meia hora, os alunos possam se movimentar e espairecer, e assim, conseguirem se concentrar mais nas aulas.

É interessante estimulá-los antes de estudar a realizar alguma atividade curta de que eles gostem.