Prêmio Darcy Ribeiro 2019

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados fez a entrega do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2019 nesta terça (29), no Salão Nobre da Casa. A premiação é concedida anualmente, com entrega de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie de Darcy Ribeiro, a três personalidades ou entidades cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da educação no Brasil.

Receberam o prêmio neste ano:
– o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), que reúne 35 entidades nacionais do campo educacional e acompanha a implementação dos planos nacionais, estaduais, distritais e municipais de educação;

– o professor Jayse Antônio da Silva Ferreira, que ficou entre os 50 finalistas da edição deste ano do Global Teacher Prize, prêmio internacional criado para valorizar o trabalho de professores no mundo. Jayse Ferreira é professor de artes na Escola de Referência em Ensino Médio Frei Orlando (Erem), Itambé (PE).

– a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), entidade que congrega os dirigentes municipais de educação.

Prêmio
Ex-senador, o antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997) foi um dos fundadores da Universidade de Brasília (UnB). No seu último ano de vida, dedicou-se especialmente a organizar a Universidade Aberta do Brasil, com cursos de educação a distância; e a Escola Normal Superior, para a formação de professores de 1º grau.

Com informações da Agência Câmara