Primeira infância é tema de aula do Programa de Formação em Políticas Educacionais

A oitava aula do Programa de Formação de Assessores em Políticas Educacionais, que aconteceu nesta sexta (1º), destacou o tema da primeira infância, com a convidada Thaiane Pereira, especialista em Gestão pela Fundação Dom Cabral e coordenadora de projetos no Todos Pela Educação.

Na aula foram mostrados dados sobre o desenvolvimento da primeira infância e os grandes eixos importantes para o tema: educação, saúde, assistência e proteção das crianças. Com esse foco, a especialista falou sobre educação infantil, parentalidade e avaliações da educação infantil. 

“Precisamos mobilizar a sociedade como um todo para que tenhamos em mente que os impactos das experiências das crianças até os seis anos tem repercussões em toda a vida, então investir na primeira infância é um dos grandes caminhos que o Brasil precisa traçar para conseguir se desenvolver”, explicou.

Ela lembrou que diversos estudos comprovam que a primeira infância (de 0 a 6 anos) tem impactos na vida inteira da criança. “A plasticidade cerebral é enorme, ela consegue aprender muito rápido e o desenvolvimento cognitivo e afetivo se pleno e bem feito vai ter consequências na vida adulta e no salário futuro”, acrescentou Thiane.

Desde 2009 a idade escolar obrigatória na educação básica é a partir dos 4 anos de idade. Com a meta elencada no Plano Nacional de Educação (PNE) para universalizar o acesso à educação até 2016, o atendimento na pré-escola cresceu de 72% para 93,85 de 2005 a 2017. 

Considerando a educação como papel fundamental nesse desenvolvimento, a especialista mostrou dados sobre a desigualdade no acesso à educação para crianças nessa idade, e destacou que a necessidade é garantir a educação infantil com qualidade no brasil, avaliando essa atuação. 

“Tem alguns grandes desafios da educação no Brasil que precisamos resolver: garantir o acesso de todas as crianças, principalmente aos 4 e 5 anos na pré escola, garantir as creches para aquelas que mais precisam e fazer com que tudo isso seja uma educação de qualidade. Além de uma intencionalidade pedagógica onde essas crianças poderão acessar essas escolas e conseguirão desenvolver-se plenamente”, concluiu.

Acesse a apresentação utilizada pela especialista Thaiane Pereira