Repercussão Campanha #VotaFundeb

Na próxima segunda-feira (20/7), está marcada para ocorrer na Câmara dos Deputados a votação do relatório que torna o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) permanente. O fundo movimenta R$ 150 bilhões por ano, dando suporte ao funcionamento das escolas no Brasil.

 

O relatório da deputada federal Professora Dorinha Seabra (DEM-TO) prevê que o percentual da União aumente gradativamente por ano, de 10% para 12,5%, e continue se ampliando até chegar a 20% em 2026. 

 

Nesta semana, parlamentares que fazem parte da Frente Parlamentar Mista de Educação se mobilizaram virtualmente por meio de um vídeo que faz parte da campanha “Vota Fundeb”. O objetivo é pressionar o Congresso Nacional a torná-lo permanente na Constituição Federal, ainda este ano, pois o atual Fundeb tem validade somente até o dia 31 de dezembro. 

 

Parlamentares repercutiram o vídeo da FPME em seus stories no Instagram, respostaram no Twitter e alguns postaram no feed o vídeo completo, como foi o caso do deputado Professor Israel (PV-DF): “Como secretário-geral da Frente Parlamentar Mista de Educação e com mandato a serviço da educação brasileira, me uno aos parlamentares da @frente.educacao na luta pela aprovação do Fundeb, marcada para o próximo dia 20. E a palavra de ordem de todos os deputados e senadores que têm esse mesmo compromisso com o futuro do Brasil é #VotaFundeb!”. 

 

Na conta do Twitter da FMPE, o vídeo da campanha obteve uma boa e rápida repercussão, gerando 44 likes e 29 Retweets,  alcançando muitas pessoas que o compartilharam com a hashtag da campanha.

 

A relatora deputada Professora Dorinha Seabra tem feito uma forte campanha em suas redes sociais, em prol da votação. Segundo ela, “a importância desse novo fundo é enxergar o Brasil como um todo”. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, garantiu que a votação acontecerá semana que vem.