#12Pilares – Ensino técnico e profissional: Tabata tema vire pauta nacional

Diferente das Frentes de mandatos anteriores, a Frente Parlamentar Mista da Educação atual terá seu trabalho estruturado em 10 comissões focadas em temáticas importantes para a área, como a Educação Técnica e Profissional, coordenada pela deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP), que lembra que 7 em cada dez adultos não é plenamente alfabetizado.

A Comissão de Ensino Técnico e Profissional pretende discutir a estruturação do Ensino profissional e tecnológico no Novo Ensino Médio.

Com o lançamento de uma nova proposta do Ensino Médio a partir da Lei 13.415, o Ensino Profissional e Tecnológico foi colocado como uma das possibilidades de itinerário formativo pelo qual os jovens podem optar em sua trajetória escolar. Entretanto, existem desafios na forma pela qual se dará a articulação e estruturação entre o Ensino Profissional  e Tecnológico com o Novo Ensino Médio. 

Outra discussão da  Frente é sobre o avanço de novas tecnologias e as rápidas mudanças no mundo 

Ensino que prepara para o futuro e forma as habilidades e competências que serão exigidas para novas profissões que estão surgindo.

Debater e estruturar recomendações para ressignificar a oferta de Ensino Profissional e Tecnológico, articulando com o desenvolvimento profissional dos jovens e sua inserção no mundo do trabalho. 

 

 

Pergunta: O que a Educação representou em sua trajetória pessoal?

Tabata: As oportunidades que eu tive na Educação, seja em forma das competições, das olimpíadas, das bolsas ou, principalmente, dos professores que eu encontrei e acreditaram em mim, me deram a chance de conhecer um mundo completamente diferente, que eu não sabia que existia. A Educação me deu também a oportunidade de saber que eu podia sonhar coisas grandes, que eu podia saltar as barreiras que existem na periferia. Vivi os dois extremos da desigualdade no Brasil e a Educação me mostrou que há um caminho para um País mais inclusivo, mais desenvolvido e ético. Que há um caminho para que periferia e centro estejam mais misturados, um caminho para que qualquer pessoa – independentemente de onde nasceram, da cor da pele, do gênero, da orientação sexual -, possa sonhar o que quiser e ter as mesmas chances e oportunidades na vida.

Todos: Qual sua análise sobre a situação da Educação no Brasil?

Tabata: O Brasil fez um grande trabalho nos últimos anos ao colocar quase toda criança e jovem na escola. Mas, há ainda desafios gigantescos: em qualidade, evasão e abandono, (que continuam crescendo no Ensino Médio), na formação e valorização dos professores ou até quando se trata de financiamento, que ainda é muito desigual. Em resumo, ainda temos uma sociedade muito pouco educada – em que 7 de cada 10 adultos não são plenamente alfabetizados. Nesse cenário de pouco acesso ao ensino de qualidade, a gente tem pela frente o desafio de lutar por algo que as pessoas sequer tiveram oportunidades de conhecer. Conseguiremos mudar isso, na minha visão, quando a Educação entrar na pauta nacional, com um espaço muito maior do que ela tem hoje e com debates focados em questões que, de fato, importam, e não ideológicas.

+CLIQUE E CONHEÇA A INICIATIVA SUPRAPARTIDÁRIA EDUCAÇÃO JÁ!

Todos: Quais são suas expectativas para os trabalhos da Frente Parlamentar Mista da Educação? Que benefícios ela pode trazer para a Educação?

Tabata: Uma das razões que me levaram a querer estar no Congresso, era poder ser parte de uma bancada da Educação tão forte, tão reconhecida, tão conectada com a sociedade, com o mesmo prestígio de outras bancadas que ouvimos falar com mais frequência. Assim, a minha expectativa é justamente que a Frente seja um grupo que saiba colocar as diferenças ideológicas de lado, criar consenso sobre o que importa, dialogar com a sociedade e que seja, de fato, uma alavanca forte, de pressão por uma Educação melhor, dentro do Congresso Nacional. Essa bancada deve ser promotora de políticas públicas voltadas para professores e alunos, e não só para outros interesses que geralmente são mais bem representados.

Todos: Você é coordenador da comissão de Ensino Técnico e Profissional. Qual seu envolvimento com esse assunto e porque ele é importante para o País?

Tabata: Quando a gente tenta olhar só um pouquinho pro futuro, algumas décadas a frente, fica evidente que os maiores problemas que vamos enfrentar serão devido à revolução tecnológica: desemprego em massa, desigualdade crescente e colapsos ambientais. Apesar disso, não estamos preparando nossos líderes, jovens e população como um todo para lidar com esses problemas e estamos muito presos a problemas antigos. Nesse sentido, o Ensino Técnico e Profissionalizante são uma resposta mais do que urgente, não só às mudanças tecnológicas, mas a esse mundo, que é mais dinâmico, que requer habilidades cada vez mais diversas e grande capacidade da gente se reinventar. Por isso, é com muito orgulho e honra, que eu tomo essa tarefa de trazer essa temática, de fato, para o meio do debate nacional, tirando-o do lugar que ele tem hoje, que é de muito pouco destaque. 

Compartilhe:
Continue a leitura:

Últimas Notícias

Seminário
Educação antirracista no Plano Nacional de Educação é tema de debate na Câmara dos Deputados
WhatsApp Image 2024-11-21 at 16.07
Frente Parlamentar da Educação busca inspiração no modelo educacional do Uruguai
Reprodução/Senado Notícias - TV Senado
Representantes do setor educacional defendem valorização profissional
salfkawk
Frente Parlamentar Mista da Educação anuncia parceria com Equidade.info para promover um ensino básico mais justo no País
Reprodução/Senado Notícias - TV Senado
Representantes do setor educacional pedem mais investimento na área