1º Webinário da FPME e do Instituto Unibanco destaca ação legislativa na educação durante a pandemia

Teve início, nesta quarta-feira (4/8), a série de webinários promovida pelo Instituto Unibanco e pela Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME). O ciclo de debates tem como tema principal “O protagonismo do legislativo e os planos para educação” e segue com programação ao longo de agosto.

O primeiro encontro apresentou “As iniciativas legislativas para a minimizar os impactos da pandemia na educação”. Sob mediação de Ricardo Henriques, do Instituto Unibanco, a conversa contou com o presidente da FPME, o deputado federal Professor Israel Batista (PV-DF), a secretária-geral da Frente, a deputada federal Luísa Canziani (PTB-PR), e a presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz.

Na abertura das falas, Professor Israel Batista destacou o trabalho da Frente, composta por 312 deputados e 42 senadores, no enfrentamento à pandemia de Covid-19. “O principal papel da Frente hoje é de articulação, de diálogo, uma rede de relacionamentos de mandatos que têm a educação como prioridade”, afirmou.

Entre as ações citadas estão a Blitz Retorno Seguro, a aprovação do PL da Conectividade — que se tornou na Lei da Conectividade –, a criação de uma comissão especial na FPME, a articulação Tsunami da Educação e a batalha pela inclusão dos profissionais da educação na vacinação contra o coronavírus.

O presidente da Frente também adiantou que, no segundo semestre, o objetivo é aprovar o Sistema Nacional de Educação (SNE). “Se nós já tivéssemos uma Sistema Nacional de Educação, grande parte dos problemas da pandemia, nós não vivenciaríamos mais”, comentou.

Luísa Canziani reforçou o discurso de Israel Batista: “O SNE é uma discussão que a gente precisa enfrentar enquanto País. O que seríamos sem o SUS na pandemia? A gente precisa trazer essa realidade para a educação brasileira. Essa discussão é crucial”.

A secretária-geral da Frente também revelou que os parlamentares da bancada da educação estão empenhados nos projetos que tratam de temas estruturantes para a educação, como os da articulação Tsunami da Educação. Canziani ainda incluiu outra demanda para a educação: “O orçamento do ano precisa ser voltado para as políticas educacionais”.

Durante o encontro, Priscila Cruz, do Todos Pela Educação, fez questão de elogiar a atuação dos parlamentares em meio a inércia federal no âmbito educacional. “O parlamento brasileiro tem assumido um papel muito importante (no enfrentamento da pandemia na educação)”, comentou.

Webinário “As iniciativas legislativas para a minimizar os impactos da pandemia na educação”

Próximo webinário
Webinário “Volta às aulas: planejamento para um retorno seguro e coordenado”
Data: 11 de agosto
Hora: 16h

Compartilhe:
Continue a leitura:

Últimas Notícias

Novas capas notas e comunicados
Nota Oficial: Bancada da Educação no Congresso Nacional se posiciona contrariamente à possível proposta do governo de congelamento da complementação da União ao Fundeb
Imagem do WhatsApp de 2025-05-27 à(s) 20.25
Estudantes aderem à nova lei e deixam de levar celular para a escola, aponta pesquisa inédita
WNL_5887
Encontro entre parlamentares e influenciadores educacionais destaca colaboração em prol da educação conectada
whatsapp-image-2025-05-06-at-162416
Iniciados os debates sobre o novo Plano Nacional de Educação
img20250506174358260MED
Rafael Brito é escolhido relator do Sistema Nacional de Educação