A escola em tempo integral e os benefícios desse modelo foi o tema da aula de formação de assessores em políticas educacionais que aconteceu nesta sexta-feira (22), na Casa da Educação, em Brasília.
Talita Nascimento, gerente de relações institucionais do Instituto Sonho Grande, lembrou que o Brasil passa por um boom demográfico na população de jovens na idade entre 15 e 19 anos e esse é o momento de focar no desenvolvimento do Ensino Médio. “Com a diminuição do crescimento da população, essa oportunidade não vai mais existir no futuro”, disse.
De acordo em ela, o ensino integral não é só uma extensão da jornada escolar: de 4 horas e meia para 7 ou 9 horas. Vai além disso. É uma metodologia de desenvolvimento do jovem na sua integralidade, que passa tanto pelos aspectos cognitivos, como: português, matemática, ciência e história; como também pelos aspectos socioemocionais.
“É preciso dar as ferramentas necessárias para esse jovem conseguir trabalhar em grupo e ter resiliência no mercado de trabalho pra conseguir ser bem sucedido nessa nova dimensão do século XXI”, apontou Talita.
Caso de sucesso
Pernambuco é um caso de sucesso na escola integral que serve de inspiração e pode ser replicado em outros estados do Brasil. Eles conseguiram expandir esse modelo para mais de 50% das matrículas, priorizando as escolas que mais precisavam: as escolas vulneráveis.
“Isso foi determinante para diminuir a desigualdade social da rede e ainda assim garantir bons resultados de aprendizagem, permanência do aluno, número menor de evasão escolar”, explicou Talita.
Ela ressaltou que a escola integral não é a mesma escola regular, só que com mais tempo. “O aluno tem atividades que fazem com que ele se sinta à vontade na escola e queira estar lá”.
Ela acrescenta que nesse modelo o jovem é o protagonista no estudo, na sua vida e toma as decisões do que vai cursar. “A escola integral fornece as ferramentas para o jovem desenvolver e traçar o seu projeto de vida”, resumiu.
Veja na apresentação, abaixo, dados sobre o desempenho da escola em tempo integral em escolas brasileiras: