Missão internacional da Frente da Educação reforça uso de dados para melhorar o ensino no Brasil

Em viagem aos EUA, parlamentares buscarão experiências e pesquisas baseadas em evidências para elaborar políticas mais eficazes

Um grupo de parlamentares da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME) embarca para os Estados Unidos para uma missão especial na Stanford University, na Califórnia, nos dias 27 e 28 de março. A iniciativa, em parceria com o Equidade.info, projeto do Lemann Center, busca fortalecer diretrizes educacionais brasileiras com base em pesquisas e evidências.

A delegação reunirá os deputados Rafael Brito (MDB/AL), presidente da FPME; Professor Reginaldo Veras (PV/DF), secretário-geral; Socorro Neri (PP/AC) e Professora Goreth (PDT/AP), coordenadoras de Valorização dos Profissionais da Educação; e Professora Luciene Cavalcante (Psol/SP), coordenadora de Primeira Infância e Educação Infantil.

“Temos desafios estruturais e essa troca de experiências permitirá acesso a dados fundamentais para embasar nossas decisões, e para viabilizar a construção de políticas públicas mais eficazes”, destaca o deputado Rafael Brito, presidente da FPME.

Para o professor Guilherme Lichand, coordenador do Equidade.info e docente da Stanford Graduate School of Education, a visita é uma oportunidade para discutir iniciativas que promovam a redução das desigualdades. “Queremos contribuir para que o Brasil incorpore melhores práticas e atenda, sobretudo, os alunos de escolas mais vulneráveis, muitas vezes invisíveis nos dados oficiais”, disse.

Agenda da missão

No dia 27 de março, os parlamentares apresentarão as prioridades legislativas para a educação brasileira e participarão de uma série de painéis sobre temas como representatividade amostral das escolas, impacto da proibição do uso de celular, fluência em leitura e matemática, e mensuração de deficiências. Também haverá um debate sobre o processo legislativo educacional, com a participação da deputada estadual Marina Helou (SP).

Já no dia 28, a agenda inclui uma palestra sobre os desafios da formulação de políticas baseadas em evidências no Brasil, conduzida pelo professor David Plank (Stanford GSE), e troca de experiências sobre elaboração de políticas públicas educacionais nos Estados Unidos.

A missão foi organizada pelo professor Guilherme Lichand, da Stanford,  e Roberta Teles, secretária-executiva da FPME. O encontro ocorrerá no campus da Stanford University, onde está localizado o Lemann Center, referência internacional em pesquisas sobre equidade na educação.

Parceria estratégica

Anunciada em dezembro de 2024, a parceria entre FPME e Equidade.info busca qualificar o debate educacional no Brasil. O Equidade.info reúne especialistas de diversas universidades brasileiras e internacionais para coletar e analisar dados sobre os desafios da educação básica no país.

“No Brasil, muitas decisões carecem de diagnósticos precisos da realidade das escolas e dos alunos. Isso reforça a necessidade de olharmos para experiências internacionais para construirmos melhores soluções”, ressalta Brito.

O deputado lembra a importância de um planejamento sólido para enfrentar um dos principais desafios do ano: a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), pauta prioritária para a Bancada em 2025. “O PNE será uma oportunidade para corrigirmos desigualdades na qualidade do ensino. Nesse sentido, a parceria fornecerá dados essenciais para definirmos metas mais realistas”, conclui.

Compartilhe:
Continue a leitura:

Últimas Notícias

img20241218221424044
Missão internacional da Frente da Educação reforça uso de dados para melhorar o ensino no Brasil
Bancada da educação
Frente Parlamentar Mista da Educação realiza almoço de reabertura dos trabalhos e reforça compromisso com avanços na agenda educacional
Todos pela Educação
Hugo Motta assume compromisso com a educação e anuncia comissão especial para debater o PNE
220667
Pé-de-meia no ensino técnico
Imagem do WhatsApp de 2025-02-28 à(s) 17.05
Deputado Rafael Brito celebra um ano à frente da Frente Parlamentar pela Educação com avanços na área