A premiação homenageia os parlamentares que, na avaliação do público, de júri especializado e de jornalistas que acompanham o Congresso, mais se destacaram positivamente este ano.
Os integrantes que compõem a mesa diretora da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME) foram homenageados, nesta quinta-feira, 25 de agosto, nas diversas categorias do Prêmio Congresso em Foco 2022. A premiação é considerada uma das mais importantes da política brasileira.
A 15ª edição do evento, contou este ano, com cinco categorias, onde os parlamentares, que exerceram o mandato por ao menos 60 dias este ano, que não são alvos de denúncia criminal e que não respondem a ações penais ou de improbidade administrativa, concorrem por meio do voto de júris especialistas, voto popular e por jornalistas que acompanham o Congresso, os políticos que se destacaram positivamente em 2022.
Além das categorias gerais de “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado”, são disputadas neste ano três categorias especiais: a “Defesa da Educação”, promovida pelo Todos pela Educação; “Clima e Sustentabilidade”, oferecida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), e “Defesa da Liberdade no Transporte”, apoiada pela Buser e concedida aos parlamentares que atuaram em favor do uso de novas tecnologias para a modernização do setor de transporte rodoviário de passageiros.
O presidente da FPME, deputado Professor Israel Batista (PSB – DF), ficou entre os 5 parlamentares mais bem votados pelo voto do júri de especialistas, na categoria especial, Defesa da Educação.
Pela FPME os parlamentares homenageados em outras categorias foram:
Categoria Geral – Melhores da Câmara pelo voto do Júri:
Joenia Wapichana (REDE – RR) – COMISSÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, INDÍGENA E DE COMUNIDADES TRADICIONAIS
Tabata Amaral (PSB – SP) – COMISSÃO DE ENSINO MÉDIO E ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL
Categoria Geral – Melhores da Câmara pelo voto dos Jornalistas:
Tabata Amaral (PSB – SP) – COMISSÃO DE ENSINO MÉDIO E ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL
Categoria Geral – Melhores do Senado pelo voto dos Jornalistas:
Alessandro Vieira (PSDB -SE) – VICE-PRESIDÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Categoria Especial – Defesa da Liberdade no Transporte pelo voto do Júri:
Adriana Ventura (NOVO – SP) – COMISSÃO DE AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS
Felipe Rigoni (UNIÃO – ES) – COMISSÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, INDÍGENA E DE COMUNIDADES TRADICIONAIS
Categoria Especial – Clima e Sustentabilidade pelo voto do Júri:
Joenia Wapichana (REDE – RR) – COMISSÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, INDÍGENA E DE COMUNIDADES TRADICIONAIS
Veja a premiação completa: