Encontro, realizado pelo Todos Pela Educação, reúne lideranças da política nacional da sociedade civil ao lado de especialistas para debater e reforçar a prioridade do tema em ano eleitoral
O Todos pela Educação promoverá no próximo dia 26 de abril mais um Encontro Anual no qual estarão presentes diversos atores do campo político e educacional comprometidos com a agenda da Educação Pública de qualidade. O evento Educação Já 2022 irá reunir em São Paulo, no pavilhão da Bienal, um público de trezentas pessoas – entre especialistas, lideranças políticas, lideranças cívicas, professores e especialistas em educação – com o compromisso de debater e avançar nas pautas urgentes do Ensino Básico público brasileiro.
O evento será um grande palco para reflexão sobre os desafios educacionais num país que enfrenta as sequelas deixadas pela pandemia da Covid-19. Isso em um contexto de ano eleitoral, momento-chave para pensar a Educação nas suas diversas esferas levando em conta a importância de políticas públicas eficientes para garantir o direito à aprendizagem de crianças e jovens, especialmente das mais pobres.
Na abertura do evento, Priscilla Cruz, presidente-executiva do Todos pela Educação, fará um convite aos presentes para que o Encontro seja uma reunião de trabalho em prol da Educação Brasileira, com a premissa de que é possível, sim, ter esperanças para mudar o patamar em que nos encontramos hoje.
A programação do Encontro Anual Educação Já conta com diversos painéis. O primeiro deles irá abordar o papel do Fórum de Governadores e do Congresso Nacional na Educação durante o período de pandemia. O deputado federal Professor Israel Batista é um dos nomes confirmados deste painel.
Na sequência, o Todos lança oficialmente o documento Educação Já 2022: uma agenda sistêmica na Educação Básica. Fruto de um amplo debate conduzido pelo Todos nos últimos meses, a agenda elenca recomendações para o avanço de temas fundamentais como alfabetização, primeira infância, ensino médio e gestão e governança. Maria Helena Guimarães, Claudia Costin e Rodrigo Mendes são alguns dos nomes que falarão sobre o processo de construção do documento e seu significado no contexto atual.
Ao longo da programação do Encontro, os pré-candidatos à Presidência da República participarão por vídeo para responder quais serão suas propostas para a Educação Básica do Brasil, capazes de garantir uma Educação pública de qualidade e efetivamente para todos.
No debate O Brasil tem que aprender com o Brasil, os participantes irão conhecer e debater a fundo três experiências estaduais de educação que alcançaram resultados expressivos nos últimos anos e têm servido de referência para outros estados. Os governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), e de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e o ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), estarão presentes para compartilhar a trajetória das políticas públicas educacionais em seus territórios.
Para fechar o ciclo de debates, o grupo se concentrará em discutir o futuro, tendo como pano de fundo o desafio da renovação do compromisso político com a Educação Básica. Partindo do entendimento sobre a necessidade de uma união nacional suprapartidária em torno do tema, importantes nomes de diferentes posições do espectro político brasileiro estarão reunidos, como Gilberto Kassab (PSD), José Mendonça Bezerra Filho (União Brasil), Paulo Hartung (MDB), Randolfe Rodrigues (Rede) e Rodrigo Maia (sem partido).
O evento se encerra com a entrega do Prêmio Todos Pela Educação, que irá homenagear três personalidades que são destaque por seus trabalhos na defesa da Educação Básica pública brasileira para todos.
Fonte: Todos Pela Educação