PEC estabelece remuneração de professor doutor como teto do serviço público

A Proposta de Emenda à Constituição 220/19 estabelece como teto da remuneração do serviço público o salário de professor universitário titular doutor com dedicação exclusiva da rede federal de ensino. Atualmente, funciona como parâmetro para o teto o subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

O texto, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), tramita na Câmara dos Deputados. O parlamentar entende que só os investimentos em educação permitirão a diminuição da desigualdade social e a melhoria da distribuição de renda, com progresso humano e científico.

“Para que possamos começar a fazer da educação o pilar de nosso desenvolvimento, necessitamos garantir o professor como o principal ator”, defende Lopes. “Para que os governos possam ter como premissa esta visão, devemos colocar o salário do professor no patamar do reconhecimento de que é a principal atividade profissional do País”.

Tramitação
Inicialmente, a PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto a seus aspectos constitucionais e jurídicos. Se admitida, será examinada por uma comissão especial a ser criada e votada em dois turnos pelo Plenário da Câmara.

Fonte: Agência Câmara

Compartilhe:
Continue a leitura:

Últimas Notícias

Novas capas notas e comunicados
Nota Oficial: Bancada da Educação no Congresso Nacional se posiciona contrariamente à possível proposta do governo de congelamento da complementação da União ao Fundeb
Imagem do WhatsApp de 2025-05-27 à(s) 20.25
Estudantes aderem à nova lei e deixam de levar celular para a escola, aponta pesquisa inédita
WNL_5887
Encontro entre parlamentares e influenciadores educacionais destaca colaboração em prol da educação conectada
whatsapp-image-2025-05-06-at-162416
Iniciados os debates sobre o novo Plano Nacional de Educação
img20250506174358260MED
Rafael Brito é escolhido relator do Sistema Nacional de Educação