PEC estabelece remuneração de professor doutor como teto do serviço público

A Proposta de Emenda à Constituição 220/19 estabelece como teto da remuneração do serviço público o salário de professor universitário titular doutor com dedicação exclusiva da rede federal de ensino. Atualmente, funciona como parâmetro para o teto o subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

O texto, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), tramita na Câmara dos Deputados. O parlamentar entende que só os investimentos em educação permitirão a diminuição da desigualdade social e a melhoria da distribuição de renda, com progresso humano e científico.

“Para que possamos começar a fazer da educação o pilar de nosso desenvolvimento, necessitamos garantir o professor como o principal ator”, defende Lopes. “Para que os governos possam ter como premissa esta visão, devemos colocar o salário do professor no patamar do reconhecimento de que é a principal atividade profissional do País”.

Tramitação
Inicialmente, a PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto a seus aspectos constitucionais e jurídicos. Se admitida, será examinada por uma comissão especial a ser criada e votada em dois turnos pelo Plenário da Câmara.

Fonte: Agência Câmara

Compartilhe:
Continue a leitura:

Últimas Notícias

220667
Pé-de-meia no ensino técnico
Imagem do WhatsApp de 2025-02-28 à(s) 17.05
Deputado Rafael Brito celebra um ano à frente da Frente Parlamentar pela Educação com avanços na área
39335972944-555a7a13a5-h
TCU libera pagamento do programa Pé-de-Meia
Imagem do WhatsApp de 2025-02-11 à(s) 18.55
Frente Parlamentar Mista da Educação vai ao TCU em defesa do Pé-de-Meia
74428
Ensino Integral e Ensino Técnico: caminhos para um Brasil melhor