Presidente de Honra da FPME tem parecer favorável ao PL que altera o cálculo por aluno para a merenda escolar aprovado


Professora Dorinha é relatora da proposta deferida na Comissão de Assuntos Econômicos, projeto segue para a Comissão de Educação

A presidente de Honra da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME), senadora Professora Dorinha Seabra (União/TO), tem relatório a favor do projeto de lei 1.751/23 aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos, do Senado Federal, na última terça-feira (09). Matéria prevê que o cálculo do valor per capita da merenda, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), considere indicadores socioeconômicos das escolas que recebem repasses federais e a capacidade de financiamento dos estados e municípios. 

“É uma medida importante, pois a alimentação escolar tem uma importância estratégica, principalmente, na garantia dos direitos e nas escolas públicas às comunidades mais vulneráveis”, comemorou a presidente. O Texto também determina que o cálculo para chegar aos valores de repasse deve estar finalizado até  1º de janeiro de 2025.

A legislação atual permite apenas que o Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) faça as normas relacionadas aos critérios de distribuição de recursos e valores per capita. Método desconsidera diversidade regionais e financeiras dos municípios. Agora, projeto segue para votação na Comissão de Educação da Casa.

Com informações da Agência Senado

Compartilhe:
Continue a leitura:

Últimas Notícias

Imagem do WhatsApp de 2024-12-03 à(s) 17.52
Bancada da Educação debate planejamento estratégico para 2025
Seminário
Educação antirracista no Plano Nacional de Educação é tema de debate na Câmara dos Deputados
WhatsApp Image 2024-11-21 at 16.07
Frente Parlamentar da Educação busca inspiração no modelo educacional do Uruguai
Reprodução/Senado Notícias - TV Senado
Representantes do setor educacional defendem valorização profissional
salfkawk
Frente Parlamentar Mista da Educação anuncia parceria com Equidade.info para promover um ensino básico mais justo no País