Recursos dos royalties da mineração para a primeira infância

O Projeto de Lei 6223/19 prioriza programas e projetos da primeira infância na aplicação dos recursos da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), que também é conhecida como royalties da mineração.

A primeira infância é o período de desenvolvimento da criança que vai do nascimento até os seis anos de idade. As diretrizes e linhas de ação do governo federal para essa faixa etária estão definidas na Lei 13.257/16, que é alterada pelo projeto.

Autora da proposta, a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) observa que, em estados e municípios, iniciativas relevantes previstas na lei tropeçam em desafios operacionais e de dotação de recursos.

“O projeto busca assegurar investimentos nas novas gerações, criando oportunidades para a formação educacional e cívica, e acesso à saúde e à um ambiente familiar adequado”, disse.

Tramitação
O texto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara

 

Compartilhe:
Continue a leitura:

Últimas Notícias

Novas capas notas e comunicados
Nota Oficial: Bancada da Educação no Congresso Nacional se posiciona contrariamente à possível proposta do governo de congelamento da complementação da União ao Fundeb
Imagem do WhatsApp de 2025-05-27 à(s) 20.25
Estudantes aderem à nova lei e deixam de levar celular para a escola, aponta pesquisa inédita
WNL_5887
Encontro entre parlamentares e influenciadores educacionais destaca colaboração em prol da educação conectada
whatsapp-image-2025-05-06-at-162416
Iniciados os debates sobre o novo Plano Nacional de Educação
img20250506174358260MED
Rafael Brito é escolhido relator do Sistema Nacional de Educação