Reunião da Frente debate sobre esporte como caminho para a educação

“O desporto escolar nas escolas de tempo integral e na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil”. Esse foi o tema da reunião da Frente Parlamentar Mista da Educação que aconteceu na última quarta-feira (25 de setembro) com a presença do deputado Luiz Lima, e os especialistas Ana Carolina Vieira e Luis Henrique Martins Vasquinho como convidados. Na reunião foi apresentado também um relatório inédito sobre o texto do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) pelo representante da Fundação Lemann, David Plank.

A especialista em escolas vocacionadas para o esporte, Ana Caroline Vieira, falou sobre os Ginásios Experimentais Olímpicos (GEO) que integram o Programa de Escolas Vocacionadas para o Esporte atendendo cinco colégios em horário integral no Rio de Janeiro. O objetivo, segundo ela, é integrar a educação e o esporte no espaço escolar, dando oportunidade para crianças e jovens com potencial e talento esportivo se desenvolver e ter acesso a uma educação de qualidade. “Conseguimos ter um modelo que consegue atender de forma integral o aluno, dando a ele a oportunidade de vivenciar o esporte e as práticas culturais do esporte de uma forma mais saudável, ampliando as suas oportunidades futuras”, refletiu.

Luis Henrique Martins Vasquinho, especialista em Educação Física, levantou a necessidade de dar enfoque à área cultural e práticas corporais na Base Nacional Comum Curricular, reforçando uma perspectiva inclusiva que possibilite o aluno evoluir n esporte e também dialogando autoconhecimento, cooperação, e dimensões socioemocionais. “Existia um modelo de esporte que não existe mais, que exclui, que é para os melhores, mais rápidos ou mais ágeis. A BNCC reforça a inclusão do esporte na escola, mas de uma perspectiva mais inclusiva, que dê ao aluno autonomia para que ele cresça no mundo esportivo ou como cidadão”, explicou.

O deputado Luiz Lima, professor e atleta olímpico de natação desde os 18 anos, destacou que a prática de esporte traz valores como cooperação, amizade, respeito e disciplina, indispensáveis ao sucesso profissional de qualquer cidadão. Para ele, a prática de atividades físicas deve ser estimulada por um profissional desde a infância, auxiliando no entendimento e valorização das vitórias, desafios e autoconhecimento. “Cabe a nós construirmos uma política nacional de educação igualitária em todo o território nacional para que todas as nossas crianças aproveitem a sua infância e que tenham a mesma ou uma oportunidade muito próxima entre elas, o que não acontece”, acrescentou.

No final da reunião, David Plank, representante da Fundação Lemann apresentou relatório que destaca prós e contras do texto do novo Fundeb, elencando cinco componentes chaves para o debate: arrecadação e receitas, distribuição e recursos, complementação da união, valor mínimo por aluno por ano, e despesas. “O relatório ilumina, para um debate mais claro e produtivo sobre o tema em um contexto de urgência para a educação no país”, concluiu.

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